quarta-feira, 7 de julho de 2010

O uso das tecnologias em sala de aula

Nos dias atuais muito se fala das inovações que precisam acontecer para tornar a aprendizagem mais dinâmica e contextualizada, pois o ensino através do “cuspe e giz” está descontextualizado da realidade dos estudantes de agora, que vivem na era da imagem e do som. Aliado a isso estão as novas tecnologias que contribuem para diversificar a forma de se trabalhar os conteúdos com os alunos. Só que as tecnologias sozinhas não fazem nada. É necessário que o professor planeje com antecedência a forma de como as mesmas serão utilizadas. Só que muitas vezes o professor se vê diante de um enorme desafio, pois falta a ele o domínio dessas tecnologias. Em outras palavras é a atualização da qual muitos carecem.
No contexto atual, o uso das novas tecnologias devem acontecer ainda na sala de aula, quando os alunos estão cursando o curso normal (antigo formação de professores). Dessa forma , eles vão se familiarizando com os mais variados recursos tecnológicos. Para que a educação aconteça de forma ampla e inovadora é necessário que sejam discutidos ainda em sala de aula os aspectos positivos e negativos do uso da mídias em sala de aula. Todo instrumento de trabalho seja tecnológico ou não tem seus dois lados. Segundo Ponte (1992) o computador tem sua contribuição positiva e negativa, depende da forma como será utilizado. Compete aos professores planejar as estratégias com bastante clareza e para isso se faz necessário que estas informações perpassem o curso normal.
Rubens Alves afirma que a educação deve seduzir e envolver o aluno no processo de aprendizagem. Isso pressupõe que a educação se dá quando há o envolvimento do aluno com o que é ensinado. Para isso os professores precisam estar capacitados e conscientes de seu papel frente às novas propostas tecnológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário